Pages

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

As delicias de Ser "Criança"

 Uma das coisas mais deliciosas que se aprende quando criança é o prazer da leitura, a descoberta das letrinhas, a sonoridade da união entre vogais e consoantes!
E nessas descobertas, vemos nos olhos dos baixinhos, um mundo sendo descortinado.
Sou um desses aficcionados por livros infantis, não só por seu conteúdo, mas por suas ilustrações, além de ser um grande incentivador da leitura infantil.

Fui desde criança, introduzido à leitura, lembro dos 30 minutos pós lanche de final da tarde, após a aula, quando chegava em casa e minha avó me colocava na minha mesinha de estudo para fazer a lição de casa e em seguida ler uma historinha, e sou grato à ela por esta enorme diferença que ela fez na minha vida, se hoje sou um devorador de histórias certamente ela tem grande influência nisso.

Sempre tivemos muitos livros em casa, minha mãe também, uma exímia devoradora de livros, me introduziu aos romances e ficções, Sidney Sheldon ainda é uma de suas leituras favoritas, e posso garantir que sua sede pela literatura, para mim fez uma grande diferença.

Ainda existem outras pessoas que conheci com o passar dos anos e que me instigam muito, não só a mim, mas instigam à muitas outras pessoas, e é pela iniciativa de uma dessas pessoas que nasceu este post.

Uma grande amiga, extremamente letrada e maravilhosa criou um site chamado Leiturinhas. Site este que tive a honra de criar a logo. A Carlinha, dona do site, é uma pessoa extremamente ligada à literatura, principalmente à literatura infantil, e em seu site faz a análise e crítica literária de diversas obras dessa deliciosa literatura. Acompanhava seus artigos no portal da cidade onde ela reside e voltava a ser criança com seus textos e análises. Hoje, com seu próprio espaço a Carlinha coloca em voga algo que todos devíamos manter, o gosto pela literatura infantil... pois convenhamos, nem todos os livros infantis são realmente escritos para as crianças pequenas entenderem não é mesmo "crianças grandes"?

É uma maravilhosa oportunidade de revisitar aquele menino de joelho ralado ou aquela menina de trancinhas que arrasatava sua boneca, que ainda vivem em algum cantinho dentro de nós... e claro de manter viva a criança, a curiosidade e a descoberta de um novo mundo através da literatura em nossos pequenos cidadãos do mundo, filhos, sobrinhos, netos, afilhados...

Sejam todos bem vindos ao mundo das Leiturinhas www.leiturinhas.com.br, tenho certeza que a Carla ficará bem feliz com sua visita, e eu mais ainda por fazer arte deste mundo das leiturinhas...

Parabéns pela iniciativa Carlinha, é de pessoas como você que nosso mundo e nossas crianças e adultos precisa!

1 comentários:

LEITURINHAS disse...

Bem, vou tentar esboçar de alguma forma minha eterna gratidão ao autor do blog que além de amigo é uma das pessoas mais maravilhosamente e sinceramente humanas que conheço. De alguma forma Northon e eu compartilhamos de gostos muito semelhantes, um deles a Literatura Infantil. Não porque sejamos crianças, mas porque fazemos parte da legião dos que não querem perder o gosto pelo simples e pelo belo da vida. Criança é assim, e é essa a essênica que buscamos e não queremos deixar escapar jamais! Agradeço ao amigo pelo incentivo, pela tão bela e original logo e pelo imenos carinho e compartilhamento de participar do mundo das LEITURINHAS. Sucesso pra todos nós que amamos amar o universo infantil. Beijos Northon! CCC